10º Ano – Continuação

10º Ano - Continuação

10º Ano – Continuação

Conteúdos Programáticos

1. NOME

1.1. Sistematização de casos particulares de mudança de género.

1.2. Deslocação do acento prosódico dos substantivos na mudança de número.

2. ADJECTIVO

2.1. Sistematização dos casos particulares de mudança de género e número.

2.2. Gradação do adjectivo

2.3. Adjectivos que alteram o significado consoante a colocação;

2.4. Apócope em alguns adjectivos antepostos.

2.5. A substantivação do adjectivo.

2.6. Usos adverbiais do adjectivo

3. ARTIGO

3.1. Sistematização dos casos de presença / ausência do artigo: – lo + adj.;

4. INDEFINIDOS

4.1. Usos e sintaxe de ” otro, demás, mismo, proprio, varios, cualquiera, quienquiera, cierto “.

5. POSSESSIVOS

5.1. Formas de evitar a ambiguidade no uso do possessivo “su / suyo”.

6. DEMONSTRATIVOS

6.1. Usos especiais do demonstrativo neutro: “eso de… “, ” a eso de … “, ” ¿ y eso ? “, ” en esto “, ” eso es / esto es “, ” en una de éstas “.

7. NUMERAIS

7.1. Sistematização da sintaxe e dos usos dos numerais cardinais e ordinais.

7.2. Numerais multiplicativos e colectivos.

8. INTERROGATIVOS

8.1. Contraste ” qué /quién + substantivo ” / ” cuál “.

8.2. Os apoios ” ¿ sí ?, ¿ no ?, ¿ verdad ? ” para confirmar uma informação ou uma opinião.

9. PRONOMES PESSOAIS

9.1. Sujeito: Sistematização dos casos de presença / ausência do pronome forma de sujeito;

9.2. Complemento: sistematização dos usos e da ordem de colocação dos pronomes átonos e tónicos, em orações com verbos na forma pessoal e imperativo negativo.

-Formas átonas dos pronomes com imperativo afirmativo, gerúndio e infinitivo.

9.3. Os pronomes reflexos. O operador ” mismo “.

9.4. Verbos pronominais. Regência de preposição.

9.5. Verbos de dupla possibilidade: pronominal / não-pronominal que implicam alteração de significado e de regime preposicional.

9.6. O pronome enfático de verbos como: ” comerse, beberse, leerse … “.

10. RELATIVOS

10.1. Os pronomes relativos: ” que, cual, quien, cuyo “. Usos e sintaxe.

11. VERBO

11.1. Consolidação dos seguintes tempos verbais regulares e irregulares:

– Modo indicativo: “presente, pretérito imperfecto, pretérito indefinido, pretérito perfecto, futuro imperfecto e condicional simple “. Modo conjuntivo: presente.

11.2. O ” pretérito imperfecto de subjuntivo ” dos verbos regulares e dos irregulares.

11.3. O ” condicional compuesto ” dos verbos regulares e dos irregulares.

11.4. Sistematização dos usos de todos os tempos simples do indicativo, do “pretérito perfecto” e do ” presente de subjuntivo “.

11.5. Perífrases de infinitivo incoativas.

11.6. Perífrases de infinitivo terminativas: ” llegar a … “;

– de gerúndio: ” ir + gerúndio “, ” andar + gerúndio “,” venir + gerúndio” …;

– de particípio: ” tener + particípio “, “dejar + particípio”, “llevar + particípio”;

– modais: ” poder + infinitivo “, ” soler + infinitivo “.

11.7. Contraste entre o modo indicativo e o conjuntivo.

11.8 Estabelecimento de relações a partir de um ponto de vista temporal.

11.9. O imperativo: sistematização das formas e usos.

11.10. Sistematização dos usos de ” ser / estar “.

12. ORAÇÃO

12.1. Oração simples: Sistematização dos usos das seguintes orações: declarativas, interrogativas, exclamativas e imperativas afirmativas e negativas.

12.2. Orações coordenadas: Sistematização dos usos das seguintes orações: copulativas, adversativas, explicativas.

12.3. Sistematização das formas e dos usos das orações subordinadas substantivadas: o discurso indirecto. Correlação temporal com o verbo da principal.

12.4. Adverbiais no indicativo e no infinitivo:

– Condicionais no presente e no futuro,

– Temporais no infinitivo, indicativo e conjuntivo com diferentes conectores;

13. ADVÉRBIOS E LOCUÇÕES ADVERBIAIS

13.1. Sistematização dos diversos tipos de advérbios e locuções adverbiais e sua colocação na oração.

14. PREPOSIÇÕES E LOCUÇÕES PREPOSICIONAIS

14.1. Sistematização do uso de preposições e de locuções preposicionais.

14.2. Análise e sistematização dos casos de regência de preposição que mais contrastam com o Português: preposição “a” com o complemento directo pessoal, ” hablar de”, ” limpiar en seco “, ” ir a + infinitivo “, ” por la mañana ” …

DISCURSO

15. CONECTORES

15.1. Adição: y, además, después, también, por otra parte, por otro lado … “;

15.2. Contraste e concessão: “pero, aunque, a pesar de todo, al contrario, por el contrario, en cambio, sin embargo … “;

15.3. Causa e efeito / razão e consequência:  ” porque, por eso, pues, así que, entonces, en consecuencia, tanto … que, tan … que … “;

15.4. Correlação / alternância: ” o … o, ni … ni, no sólo … sino también, no … y tampoco “.

15.5. Exemplificação: ” por ejemplo, como por ejemplo, así por ejemplo … “;

15.6. Condição:  ” si, a condición de que, con tal ( de ) que … “;

15.7. Explicação: ” es decir, o sea, esto es … “;

15.8. Início de discurso: ” bueno, bien, hombre, pues … “.

15.9 Finalização de discurso:  ” en fin, por fin, por último, y, esto es todo, nada más … “.

15.10. Enumeração:  ” en primer lugar, en segundo lugar, primero, segundo … ; luego, después, por último, en último lugar, en último término, en fin, por fin …”.

15.11. Correcção: ” bueno, o sea, quiero decir … “;

15.12. Continuação: ” y, así que, entonces, conque … “;

15.13. Tematização: ” en cuanto a, a propósito de, sobre …;

LÉXICO

16. FORMAÇÃO DE PALAVRAS

– Análise e sistematização dos diversos processos de formação de palavras:

16.1. Composição de substantivos e de adjectivos ortográfica e sintagmática

16.2. Derivação de substantivos, adjectivos, verbos e advérbios:

– sufixação apreciativa positiva e negativa;

– prefixação: negativa, locativa, temporal e intensificadora: ” descontento, entreacto, anteanoche, archimillonario, superautomático … “.

16.3. Parasíntese: sietemesino, ropavejero …

16.4. Acronímia: ” elepé, un seat, la Renfe “.

16.5. Redução: ” mili, tele, cate, porfa … “.

17. SEMÂNTICA

FONÉTICA

18. PRONÚNCIA E ENTOAÇÃO

18.1. Reconhecimento e produção, de forma cada vez mais próxima à de um falante nativo, dos diversos sons do Espanhol, especialmente aqueles que apresentam maior dificuldade devido a interferências com os sons do Português.

18.2 Identificação e produção da sílaba tónica de cada palavra e dos grupos fónicos.

18.3 Identificação e realização dos padrões de entoação correspondentes às diversas modalidades de oração.

18.4 Identificação e produção dos diversos matizes expressivos da entoação: reticência, insinuação …

19. ORTOGRAFIA

19.1. Utilização adequada do acento ortográfico e dos diversos sinais de pontuação.

19.2. Reconhecimento e uso dos valores estilísticos dos sinais de pontuação.

19.3. Reconhecimento e uso das abreviaturas de uso corrente em textos de tipo não especializado.

PRAGMÁTICA

20. VARIEDADES DO ESPANHOL

20.1. Distinção progressiva das diferentes variedades diatópicas e registos do Espanhol.

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