12º Ano – Continuação

12º Ano - Continuação

12º Ano – Continuação

Conteúdos Programáticos

1. NOME

1.1. Sistematização de casos particulares de mudança de género.

1.2. Sistematização de casos particulares de mudança de número.

1.3. Deslocação do acento prosódico dos substantivos na mudança de número.

2. ADJECTIVO

2.1Sistematização dos casos particulares de mudança de género e número.

2.2 Gradação do adjectivo: – O superlativo relativo.

2.3. Adjectivos de posição variável:

– Adjectivos que alteram o significado consoante a colocação;

– Apócope em alguns adjectivos antepostos.

2.4. A substantivação do adjectivo.

2.5. Usos adverbiais do adjectivo

3. ARTIGO

3.1 Sistematização dos casos de presença / ausência do artigo:

– lo + adj.;

– lo + particípio, possessivo, oração.

4. INDEFINIDOS

4.1. Usos e sintaxe de ” otro, demás, mismo, proprio, varios, cualquiera, quienquiera, cierto “.

5. POSSESSIVOS

5.1. Formas de evitar a ambiguidade no uso do possessivo “su / suyo”.

5.2. Valores das construções ” lo mío / lo tuyo / lo suyo / los míos / los tuyos / los suyos “.

6. DEMONSTRATIVOS

6.1. Usos especiais do demonstrativo neutro: “eso de… “, ” a eso de … “, ” ¿ y eso ? “, ” en esto “, ” eso es / esto es “, ” en una de éstas “.

7. NUMERAIS

7.1. Sistematização da sintaxe e dos usos dos numerais cardinais e ordinais.

7.2. O numeral ” ambos / ambas “

7.3. Expressões fraccionárias e percentagens.

7.4. Expressão de quantidades aproximadas: ” alrededor de, sobre …, cerca de …, casi …”.

7.5. Numerais multiplicativos e colectivos.

8. INTERROGATIVOS

8.1. Contraste ” qué /quién + substantivo ” / ” cuál “.

8.2. O apoio ” que sí ” para repetir.

8.3. Os apoios ” ¿ sí ?, ¿ no ?, ¿ verdad ? ” para confirmar uma informação ou uma opinião.

9. PRONOMES PESSOAIS

9.1. Sujeito:

– Sistematização dos casos de presença / ausência do pronome forma de sujeito;

– O plural de modéstia;

– Uso de ” uno ” em vez de ” yo “.

9.2. Complemento: sistematização dos usos e da ordem de colocação dos pronomes átonos e tónicos, em orações com verbos na forma pessoal e imperativo negativo.

– Formas átonas dos pronomes com imperativo afirmativo, gerúndio e infinitivo.

– Uso enfático do complemento directo antecipado.

9.3. Os pronomes reflexos. O operador ” mismo “.

9.4. Os pronomes recíprocos. Os reforços: ” uno de otro “, ” uno a otro “, ” uno del otro”, ” el uno al otro “. Usos.

9.5. Verbos pronominais. Regência de preposição.

9.6. Verbos de dupla possibilidade: pronominal / não-pronominal que implicam alteração de significado e de regime preposicional.

9.7. O pronome enfático de verbos como: ” comerse, beberse, leerse … “.

9.8. O pronome ” se ” como símbolo da passiva reflexa e da impessoal reflexa.

10. RELATIVOS

10.1. Os pronomes relativos: ” que, cual, quien, cuyo “. Usos e sintaxe.

10.2. Os advérbios relativos: ” como, cuando, cuanto, donde “. Usos e sintaxe.

10.3. A substantivação das proposições de relativo: ” el que, la que, los que, las que, lo que / cual “.

11. VERBO

11.1. Consolidação dos seguintes tempos verbais regulares e irregulares:

– Modo indicativo: “presente, pretérito imperfecto, pretérito indefinido, pretérito perfecto, futuro imperfecto e condicional simple “. Modo conjuntivo: presente.

11.2. O ” pretérito imperfecto de subjuntivo ” dos verbos regulares e dos irregulares.

11.3. O ” condicional compuesto ” dos verbos regulares e dos irregulares.

11.4. O “pretérito pluscuamperfecto de indicativo”.

11.5 O ” futuro perfecto de indicativo “.

11.6. O “pretérito perfecto” e o “pretérito pluscuamperfecto de subjuntivo”.

11.7 Sistematização dos usos de todos os tempos simples do indicativo, do “pretérito perfecto” e do ” presente de subjuntivo “.

11.8. Sistematização de outros usos dos tempos: presente, pr. imperfeito, futuro e condicional.

11.9. Perífrases de infinitivo incoativas.

11.10. Perífrases de infinitivo terminativas: ” llegar a … “;

– De obrigação: ” haber de … “;

– De gerúndio: ” ir + gerúndio “, ” andar + gerúndio “,” venir + gerúndio” …;

– Modais: ” poder + infinitivo “, ” soler + infinitivo “.

11.11. Contraste entre o modo indicativo e o conjuntivo.

11.12. Estabelecimento de relações a partir de um ponto de vista temporal.

11.13. O imperativo: sistematização das formas e usos.

11.14. As formas compostas do infinito e do gerúndio: morfologia e usos.

11.15. A voz passiva. Morfologia e usos.

11.16. Sistematização dos usos de ” ser / estar “.

12. ORAÇÃO

12.1. Oração simples:

– Sistematização dos usos das seguintes orações: declarativas, interrogativas, exclamativas e imperativas afirmativas e negativas.

– Análise e produção de orações dubitativas e desiderativas.

12.2. Orações coordenadas:

– Sistematização dos usos das seguintes orações: copulativas, adversativas, explicativas.

– Análise e produção das seguintes orações: distributivas, disjuntivas

12.3. Sistematização das formas e dos usos das orações subordinadas substantivadas:

– o discurso indirecto. Correlação temporal com o verbo da principal.

12.4. Adjectivadas.

12.5. Adverbiais no indicativo e no infinitivo:

– Condicionais no presente e no futuro,

– Condicionais irreais no passado;

– Concessivas;

– Temporais no infinitivo, indicativo e conjuntivo com diferentes conectores;

– Finais no conjuntivo;

– Modais: introduzidas por “como”

– No indicativo / conjuntivo introduzidas por ” como si ” e ” según “.

13. ADVÉRBIOS E LOCUÇÕES ADVERBIAIS

13.1. Sistematização dos diversos tipos de advérbios e locuções adverbiais e sua colocação na oração.

13.2. Análise e sistematização da gradação dos advérbios: ” muy lejos, más adentro, poco después, muy muy bien”.

14. PREPOSIÇÕES E LOCUÇÕES PREPOSICIONAIS

14.1. Sistematização do uso de preposições e de locuções preposicionais.

14.2. Análise e sistematização dos casos de regência de preposição que mais contrastam com o Português: preposição “a” com o complemento directo pessoal, ” hablar de”, ” limpiar en seco “, ” ir a + infinitivo “, ” por la mañana ” …

DISCURSO

15. CONECTORES

15.1. Adição:

– y, además, después, también, por otra parte, por otro lado … “;

– ” incluso, encima, más aún, todavía más … “.

15.2. Contraste e concessão:

– “pero, aunque, a pesar de todo, al contrario, por el contrario, en cambio, sin embargo … “;

– ” con todo y con eso, no obstante, antes bien, así todo … “.

15.3. Causa e efeito / razão e consequência:

– ” porque, por eso, pues, así que, entonces, en consecuencia, tanto … que, tan … que … “;

-” por consiguiente, por lo tanto, de ahí que, por lo cual, de forma que, de manera que, de modo que, por lo tanto, conque … “.

15.4. Correlação / alternância: ” o … o, ni … ni, no sólo … sino también, no … y tampoco “.

15.5. Exemplificação:

-” por ejemplo, como por ejemplo, así por ejemplo … “;

– ” pongamos por caso, tal como … “.

15.6. Condição:

– ” si, a condición de que, con tal ( de ) que … “;

– ” suponiendo que, en el supuesto de que, siempre que … “.

15.7. Explicação:

-” es decir, o sea, esto es … “;

– ” o lo que es lo mismo, en otras palabras, mejor dicho … “.

15.8. Início de discurso:

– ” bueno, bien, hombre, pues … “.

15.9 Finalização de discurso:

– ” en fin, por fin, por último, y, esto es todo, nada más … “.

15.10. Enumeração:

– ” en primer lugar, en segundo lugar, primero, segundo … ; luego, después, por último, en último lugar, en último término, en fin, por fin …”.

15.11. Correcção:

– ” bueno, o sea, quiero decir … “;

-” mejor dicho, vamos … “.

15.12. Continuação:

-” y, así que, entonces, conque … “;

-” ahora bien, así pues, con todo, pues bien “.

15.13. Tematização:

– ” en cuanto a, a propósito de, sobre …;

– ” por lo que se refiere a, por lo que respecta, en lo que concerniente a … “.

LÉXICO

16. FORMAÇÃO DE PALAVRAS

 Análise e sistematização dos diversos processos de formação de palavras:

16.1. Composição de substantivos e de adjectivos ortográfica e sintagmática

16.2. Derivação de substantivos, adjectivos, verbos e advérbios:

– sufixação apreciativa positiva e negativa;

– prefixação: negativa, locativa, temporal e intensificadora: ” descontento, entreacto, anteanoche, archimillonario, superautomático … “.

16.3. Parasíntese: sietemesino, ropavejero …

16.4. Acronímia: ” elepé, un seat, la Renfe “.

16.5. Redução: ” mili, tele, cate, porfa … “.

17. SEMÂNTICA

17.1. Reconhecimento do sentido e produção dos actos de fala indirectos.

17.2. Reconhecimento do sentido figurado das palavras. Produção do mesmo.

FONÉTICA

18. PRONÚNCIA E ENTOAÇÃO

18.1. Reconhecimento e produção, de forma cada vez mais próxima à de um falante nativo, dos diversos sons do Espanhol, especialmente aqueles que apresentam maior dificuldade devido a interferências com os sons do Português.

18.2 Identificação e produção da sílaba tónica de cada palavra e dos grupos fónicos.

18.3 Identificação e realização dos padrões de entoação correspondentes às diversas modalidades de oração.

18.4 Identificação e produção dos diversos matizes expressivos da entoação: reticência, insinuação …

19. ORTOGRAFIA

19.1. Utilização adequada do acento ortográfico e dos diversos sinais de pontuação.

19.2. Reconhecimento e uso dos valores estilísticos dos sinais de pontuação.

19.3. Reconhecimento e uso das abreviaturas de uso corrente em textos de tipo não especializado.

PRAGMÁTICA

20. VARIEDADES DO ESPANHOL

20.1. Distinção progressiva das diferentes variedades diatópicas e registos do Espanhol.

 

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