7º Ano – Espanhol I

7º Ano - Espanhol I

7º Ano – Espanhol I

Atos de Fala

1. Usos sociais da língua: Cumprimentar, oferecer e convidar

1.1.Cumprimentar. Responder ao cumprimento

1.2. Apresentar-se e apresentar alguém

1.3. Responder à apresentação

1.4. Reclamar a atenção de alguém

1.5.  Agradecer. Responder ao agradecimento

1.6. Pedir e apresentar desculpas

1.7. Informar-se sobre o estado de saúde ou de disposição de alguém

1.8. Convidar alguém

1.9 Aceitar um convite

1.10. Recusar um convite

1.11. Telefonar

1.12 Propor atividades

1.13 Pedir um favor

1.14 Oferecer-se para receber algo

1.15 Formas de tratamento

2. Informação

2.1. Identificar pessoas lugares e objetos

2.2. Descrever pessoas, lugares, objetos, atividades e estados.

2.3. Inquirir sobre a identificação de pessoas e localização. Responder.

2.4. Inquirir sobre a descrição de pessoas, lugares, objetos, atividades e estados. Responder.

2.5. Corrigir a informação sobre a identificação e descrição de pessoas, lugares, objetos, atividades e estados.

2.6. Narrar acontecimentos

2.7 Transmitir informação transmitida por alguém.

2.8. Relacionar dois momentos ou ações ordenando-as no tempo.

2.9. Indicar a duração ou frequência com que se realiza uma atividade.

3. Exprimir obrigação, mandato e autorização

3.1. Exprimir obrigação pessoal para fazer algo

3.2. Exprimir ausência de obrigação

3.3. Perguntar sobre obrigação pessoal

3.4. Solicitar autorização

3.5. Conceder autorização

3.6. Indeferir, proibir.

4. Exprimir sentimentos, gostos, desejos, intenções, opiniões e conselhos

4.1. Felicitar

4.2. Exprimir sentimentos: alegria, tristeza, surpresa, dor

4.3. Expressar agrado e desagrado

4.4. Falar sobre gostos

4.5. Expressar desejo e preferência

4.6. Falar sobre intenções

5. Controlar a comunicação

5.1. Manifestar não-compreensão do discurso

5.2. Solicitar alteração do ritmo ou do registo do discurso

5.3. Inquirir sobre a pronúncia, ortografia ou significado de uma palavra.

5.4. Solicitar que se escreva algo

5.5. Pedir para repetir algo

5.6. Solicitar informação sobre uma palavra ou expressão esquecida.

6. Organizar o discurso

6.1.Dirigir-se a alguém

6.2. Iniciar o discurso

6.3.Realizar elementos e partes do discurso

6.4. Finalizar

Conteúdos Gramaticais

1. Nome

1.1. Regras de mudança de género e de número

1.2. A concordância

1.3. Femininos e plurais irregulares relativos ao léxico introduzido

2. Adjetivo

2.1. Regras gerais de mudança de género e número

2.2. A concordância

2.3. Femininos e plurais irregulares relativos ao léxico introduzido

2.4. Gradação do adjetivo

♦ Comparativos regulares.

3. Artigo

3.1. Morfologia e cocordancia com o nome

3.2. Artigos contraídos

3.3. Casos mais frequêntes de presnça/ausência do artigo:

Ausência:

♦ Antopónimos e topónimos

♦ Tratamentos

♦ Meses do ano

Presença:

♦ Horas

♦ Partes do corpo

Alternância:

♦ Es lunes / los lunes

♦ Señor suárez / El señor suárez

4. Indefinidos

4.1. Usos e sintaxe do indefinido <<un /una, unos/unas>>

4.2. Usos e sintaxe de:

♦ <<Mucho, poco, bastante, demasiado, todo>>

5. Possessivos

5.1. Usos e formas dos adjetivos possessivos

5.2. Outras formas de indicar posse:

♦  <<El + N + determinante>>, << e/de>>

5.3. Substantivação: << El mio, la mia, los mios, las mias>>

6. Demonstrações

6.1. Usos, formas e sintaxe

6.2. AS formas neutras em frases com partículas interrogativas

7. Numerais

7.1. Tipos de concordância e apócope dos cordiais e ordinais

7.2. Irregularidades: <<quinientos stecientos, cien, ciento, millones de …”

7.3. Pesos e medidas

8. Interrogativos

8.1. Formas, usos e sintaxe dos interrogativos: <<qué, quién, cuando, cúanto, cómo, dónde, cual>>

8.2. Usos preposicionais mais comuns: <<por dónde, de ónde. Por qué…>>

9. Pronomes Pessoais

9.1. Sujeito:

♦ Formas

♦ Formas de tratamento << tú / usted>>

9.2. Pronomes átonos regidos por complemento direto:

♦ Formas

♦  Colocação com perífrase

9.3. Formas túnicas dos pronomes pessoais

9.4. Combinação das formas átonas de complemento indireto

9.5. Redundâncias <<a mí me>>

9.6. Pronomes reflexos e recíprocos.

10. Relativos

11. Verbos 

11.1. Presente do indicativo:

♦ Verbos regulares

♦ Verbos irregulares mais comuns:

♦ Irregularidade vocálica: e>i; e>ie; o>ue; u>ue;

♦ Irregularidade consonântica: c>g; c>z; n>ng; l>lg;

♦ Outras irregularidades : << ser, estar, ir, oir, decir, saber, traer, tener, haber>>

11.2. <<Pretérito indefinido>> dos verbos mais frequentees, em contraste com o <<pretérito perfecto do indicativo>>, acompanhados dos respetivos marcadores temporais

11.3 Gerúndios regulares

11.4. Particípios regulares

11.5.Imperativo Afirmativo

11.6 Perífrase:

♦ De infinito:

♦ Incoativas <<ira>>

♦ De obrigação <<tener que, hay que, de ber>>

♦ Gerúndio:

♦ <<Estar + gerundio>>

11.7. Usos dos verbos ser e estar

11.8. Contraste <<hacer>> / <<estar>>

11.9. Contraste <<haber>> / <<tener>>

11.10. Sintaxe dos verbos: <<gustar>>, <<preocupar>> e <<molestar>>

12. Oração simples

12.1. Concordâncias Básicas:

♦ Sujeito + Verbo

♦ Sujeito + atributo

♦ Determinante + nome + adjetivo

12.2. Declarativas afirmativas e negativas

12.3. Interrogativas parciais e totais

12.4. Interrogativas direta

12.5. Imperativas afirmativas

12.6 Ordenação canónica versus não-canónica nas diversas modalidades

13. Oração Composta: Coordenadas

13.1. Copulativas com <<y>>

13.2. Adversativas com <<pero>>1

14. Oração Composta: Subordinadas

14.1. Subordinadas substantivas

♦ <<quiero>> + infinito

15. Marcadores Temporais

15.1. Marcadores de hábito e frequência

15.2. Indicadores mais comuns de tempo passado, presente e futuro

15.3. Expressão de hora, data e estações do ano.

16. Marcadores espaciais

16.1. Indicadores de localização espacial: <<aqi>>, <<alli>>, <<cerca>>, <<encima>>, <<al norte>>

16.2. Indicadores de proximidade, afastamento e e distância

17. Advérbios

17.1. Uso dos advérbios simples de quantidade, modo, afirmação e negação mais frequentes

17.2. Contraste <<muy/mucho>>, <<también/tampoco>>

18. Conectores

18.1. usos gerais das preposições e conjunções mais frequentes

18.2. Alargamento progressivo de acordo com a expressão das funções comunicativas de cada ano.

18.3. Casos de regência de preposição mais frequentes.

19. Fonética

19.1. Correspondência entre fonemas e letras em espanhol

19.2. Reconhecimento e produção de :

♦ Fonemas vocálicos

♦ Fonemas semivocálicos

♦ Fonemas consonânticos

19.3. Fonemas vocálicos e consonânticos isolados e em agrupamentos silábicos subjetiveis de levantar problemas no falante de português:

♦ Vogais em posição átona

♦ consoantes <<c, z, ch, j, g, b, u, r, b>>

19.4. Identificação da sílaba tónica de cada palavras19.5. Palavras tónicas e átonas dentro da frase

19.5. Formas fortes e debeis das palavras auxiliares

19.6. Reconhecimento e produção dos grupos tonais e das pausas

19.7. Entoação e sintaxe: identificação e produção dos padrões de entoação básicos (enunciativo, interrogativo, exclamativo)

20. Ortografia

20.1. Regras ortográficas elementares

20.2. Regras de acentuação do espanhol

20.3. Sinais de pontuação

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