8º Ano – Espanhol II

8º Ano - Espanhol II

8º Ano – Espanhol II

Atos de Fala

1. Usos sociais da língua: Cumprimentar, oferecer e convidar

1.1. Cumprimentar. Responder ao cumprimento

1.2. Cumprimentar, despedidas e convenções epistolares

1.3. Apresentar-se e apresentar alguém

1.4. Responder à apresentação

1.5. Reclamar a atenção de alguém

1.6. Agradecer. Responder ao agradecimento

1.7. Pedir e apresentar desculpas

1.8. Informar-se sobre o estado de saúde ou de disposição de alguém

1.9. Convidar alguém

1.10Aceotar um convite

1.11.Recusar um convite

1.12. Telefonar

1.13 Propor atividades

1.14 Pedir um favor

1.15 Oferecer-se para receber algo

1.16 Formas de tratamento

2. Informação

2.1. Identificar pessoas lugares e objetos

2.2. Confirmar suposições acerca da identidade das pessoas, coisas, posse de objetos, finalidade.

2.3. Descrever pessoas, lugares, objetos, atividades e estados.

2.4. Inquirir sobre a identificação de pessoas e localização. Responder.

2.5. Inquirir sobre a descrição de pessoas, lugares, objetos, atividades e estados. Responder.

2.6. Corrigir a informação sobre a identificação e descrição de pessoas, lugares, objetos, atividades e estados.

2.7. Narrar acontecimentos

2.8. Transmitir informação transmitida por alguém.

2.9. Relacionar dois momentos ou ações ordenando-as no tempo.

2.10. Indicar a duração ou frequência com que se realiza uma atividade.

3. Exprimir obrigação, mandato e autorização

3.1. Exprimir obrigação pessoal para fazer algo

3.2. Exprimir ausência de obrigação

3.3. Perguntar sobre obrigação pessoal

3.4. Exprimir obrigação impessoal

3.5. Solicitar autorização

3.6. Conceder autorização

3.7.Indeferir, proibir.

3.8. Exprimir condição

3.9. Exprimir necessidade pessoal.

4. Exprimir sentimentos, gostos, desejos, intenções, opiniões e conselhos

4.1. Felicitar

4.2.Exprimir sentimentos: alegria, tristeza, surpresa, dor

4.3. Expressar probabilidade

4.4. Expressar agrado e desagrado

4.5.Falar sobre gostos

4.6. Expressar desejo e preferência

4.7. Falar sobre intenções

4.8. Exprimir decisão e indecisão

4.9. Formular hipóteses prováveis ou possíveis

4.10. Dar e pedir opinião

4.11. Expressar desacordo

4.12. Queixar-se

5. Controlar a comunicação

5.1. Manifestar não-compreensão do discurso

5.2. Solicitar alteração do ritmo ou do registo do discurso

5.3. Inquirir sobre a pronúncia, ortografia ou significado de uma palavra.

5.4. Solicitar que se escreva algo

5.5. Pedir para repetir algo

5.6. Verificar compreensão de mensagem

5.7. Evidenciar acompanhamento do discurso de alguém.

5.8. Auto corrigir-se

5.9.Parafrasear

5.10. Repetir o seu próprio discurso

5.11. Comprovar ou indicar compreensão de mensagem mediante resumo do significado ou da intenção expressa pelo falante.

5.12. Solicitar informação sobre uma palavra ou expressão esquecida.

6. Organizar o discurso

6.1.Dirigir-se a alguém

6.2. Iniciar o discurso

6.3.Realizar elementos e partes do discurso

6.4. Finalizar

6.5.Introduzir um tema ou opinião

6.6. Aduzir exemplos

6.7. Destacar determinados aspetos do discurso

Conteúdos Gramaticais

1. Nome

1.1. Regras de mudança de género e de número

1.2. A concordância

1.3. Femininos e plurais irregulares relativos ao léxico introduzido

2. Adjetivo

2.1. Regras gerais de mudança de género e número

2.2. A concordância

2.3. Femininos e plurais irregulares relativos ao léxico introduzido

2.4. Gradação do adjetivo:

♦ Comparativos regulares

♦ Comparativos sintéticos (mejor, peor, mayor)

♦  superlativoss absolutos (muy + adjectivo

♦ isimo/a/os/as)

2.5. Apócope de adjectivos de acordo

♦ a sua posição: <<buen|bueno, gran\grande>>

2.6. Substantivação com <<el, la, los, las>>

3. Artigo

3.1. Morfologia e cocordancia com o nome

3.2 Artigos contraídos

3.3. Casos mais frequêntes de presnça/ausência do artigo:

Ausência:

♦ Antopónimos e topónimos

♦ Tratamentos

♦ Meses do ano

Presença:

♦ Horas

♦ Partes do corpo

Alternância:

♦ Es lunes / los lunes

♦ Señor suárez / El señor suárez

3.4. Alargamento de casos de presença/ausência do artigo (<<som\as, seis \ ua a clases de seia a siete>><<sabe matematicas \ las matematicas son faciles>>)

3.5. Função deictica do artigo (<<el de la camisa blanca>>)

3.6. Substantivação com <<el/la/los/las>>

4. Indefinidos

4.1. Usos e sintaxe do indefinido <<un /una, unos/unas>>

4.2. Usos de sintaxe de :

♦ <<algún /o / os a / as >

♦ <<ningun / o / a >>

4.3. Usos e sintaxe de:

♦ <<Alguien /nadie>>

♦ <<aAlgo/nada>>

♦ <<Mucho, poco, bastante, demasiado, todo>>

5. Possessivos

5.1. Usos e formas dos adjectivos possessivos

5.2. Usos e formas de pronomes possessivos

5.3. Outras formas de indicar posse:

♦ <<El + N + determinante>>, << e/de>>

5.4. Substantivação: << El mio, la mia, los mios, las mias>>

6. Demonstrações

6.1. Usos, formas e sintaxe

6.2. AS formas neutras em frases com partículas interrogativas

7. Numerais

7.1. Tipos de concordância e apócope dos cordiais e ordinais

7.2. Irregularidades: <<quinientos stecientos, cien, ciento, millones de …”

7.3. Pesos e medidas

8. Interrogativos

8.1. Formas, usos e sintaxe dos interrogativos: <<qué, quién, cuando, cúanto, cómo, dónde, cual>>

8.2. Usos preposicionais mais comuns: <<por dónde, de ónde. Por qué…>>

8.3. Interrogativos com outras preposições exigidas pelos verbos

9. Pronomes Pessoais

9.1. Sujeito:

♦ Formas

♦ Casos presença/ausência

♦ Colocação

♦ Formas de tratamento << tú / usted>>

9.2. Pronomes átonos regidos por complemento direto:

♦ Formas

♦ Colocação com verbos em forma pessoal e com imperativo negativo

♦ Colocação com imperativo afirmativo e verbos em forma não pessoal

♦ Colocação com perífrase

9.3. Pronomes átonos regidos por complemento indireto:

♦ Formas

♦ Colocação com verbos em forma pessoal e com imperativo negativo

♦ Colocação com imperativo afirmativo

♦ Colocação com perífrase

9.4. Formas túnicas dos pronomes pessoais

9.5. Combinação das formas átonas de complemento indireto

9.6. Redundâncias <<a mí me>>

9.7. Pronomes reflexos e recíprocos.

10. Relativos

11. Verbo

11.1. Presente do indicativo:

Verbos regulares:

Verbos irregulares mais comuns:

♦ Irregularidade vocálica: e>i; e>ie; o>ue; u>ue;

♦ Irregularidade consonântica: c>g; c>z; n>ng; l>lg;

♦ Outras irregularidades : << ser, estar, ir, oir, decir, saber, traer, tener, haber>>

11.2. <<Pretérito Indefinido>> dos verbos mais frequentees, em contraste com o <<pretérito perfecto do indicativo>>, acompanhados dos respetivos marcadores temporais

11.3. <<Pretérito Indefinido>> dos verbos regularexs e irregulares mais frequentes

11.4. <<Pretérito Perfecto do indicativo>> dos verbos regulares e dos irregulares mais frquentes.

11.5. <<Preterito Imperfecto do Indicativo>> dos verbos regulares e dos irregulares mais frequentes

11.6. <<Condiconal Simples>> dos verbos regulares e dos irregulares mais frequentes

11.7. <<Presente de Subjuntivo>> dos verbos regulares e dos irregulares mais frequentes.

11.8. Gerúndios regulares

11.9 Gerúndios irregulares

11.10. Particípios regulares

11.11. Particípios irregulares

11.12.  Imperativo Afirmativo

11.13. Imperativo negativo

11.14. Perífrase

 De infinito: incoativas <<ira>>

♦  De obrigação: <<tener que, hay que, de ber>>

Gerúndio: <<Estar + gerundio>>, <<Ilevar + gerúndio>>

11.15. Usos dos verbos ser e estar

11.16. Contraste <<hacer>> / <<estar>>

11.17. Contraste <<haber>> / <<tener>>

11.18. Sintaxe dos verbos: <<gustar>>, <<preocupar>> e <<molestar>>

12. Oração simples

12.1. Concordâncias Básicas:

♦ Sujeito + Verbo

♦ Sujeito + atributo

♦ Determinante + nome + adjetivo

12.2. Declarativas afirmativas e negativas

12.3. Interrogativas parciais e totais

12.4. Interrogat9ivas diretas

12.5. Interrogativas indiretas

12.6. Exclamativas, uso das interjeições mais frequentes

12.7. Imperativas afirmativas

12.8. Imperativas negativas

12.9. Ordenação canónicaa versus não-canónica nas diversas modalidades

13. Oração Composta: Coordenadas

13.1. Copulativas com <<y>>

13.2. Copulativas com <<ni…ni…y tampoco>>

13.3. Adversativas com <<pero>>

13.4. Explicativas

14. Oração Composta Subordinadas

14.1. Subordinadas substantivas

♦ <<quiero>> + infinito

♦ <<creo que>> + indicativo

14.2. Subirdinadas adverbiais no indicativo (causais, condicionais, temporais, finais, modais, consecutivas e concessivas).

15. Marcadores Temporais

15.1. Marcadores de hábito e frequência

15.2. Indicadores mais comuns de tempo passado, presente e futuro

15.3. Expressão de hora, data e estações do ano.

15.4. Indicadores de anterioridade e de posteridade em relação ao presente

16. Marcadores espaciais

16.1. Indicadores de localização espacial: <<aqi>>, <<alli>>, <<cerca>>, <<encima>>, <<al norte>>

16.2. Indicadores de proximidade, afastamento e e distância

16.3. Indicadores de delimitação espacial: <<desde…hastas>>; <<de..a>>

17. Advérbios

17.1. Uso dos advérbios simples de quantidade, modo, afirmação e negação mais frequentes

17.2. Contraste <<muy/mucho>>, <<también/tampoco>>

18. Conectores

18.1. usos gerais das preposições e conjunções mais frequentes

18.2. Alargamento progressivo de acordo com a expressão das funções comunicativas de cada ano.

18.3. Casos de regência de preposição mais frequentes.

19. Fonética

19.1. Correspondência entre fonemas e letras em espanhol

19.2. Reconhecimento e produção de :

♦ Fonemas vocálicos

♦ Fonemas semivocálicos

♦ Fonemas consonânticos

19.3.Fonemas vocálicos e consonânticos isolados e em agrupamentos silábicos subjetiveis de levantar problemas no falante de português:

♦ Vogais em posição átona

♦ Consoantes <<c, z, ch, j, g, b, u, r, b>>

19.4.Identificação da sílaba tónica de cada palavras19.5. Palavras tónicas e átonas dentro da frase

19.6. Formas fortes e debeis das palavras auxiliares

19.7. Reconhecimento e produção dos grupos tonais e das pausas

19.8. Entoação e sintaxe: identificação e produção dos padrões de entoação básicos (enunciativo, interrogativo, exclamativo)

20. Ortografia

20.1. Regras ortográficas elementares

20.2. Regras de acentuação do espanhol

20.3. Sinais de pontuação

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