9º Ano – Espanhol III

9º Ano - Espanhol III

9º Ano – Espanhol III

Atos de Fala

1. Usos sociais da língua: Cumprimentar, oferecer e convidar

1.1. Cumprimentar. Responder ao cumprimento

1.2. Cumprimentar, despedidas e convenções epistolares

1.3. Apresentar-se e apresentar alguém

1.4. Responder à apresentação

1.5. Reclamar a atenção de alguém

1.6. Agradecer. Responder ao agradecimento

1.7. Pedir e apresentar desculpas

1.8. Informar-se sobre o estado de saúde ou de disposição de alguém

1.9. Convidar alguém

1.10. Aceitar um convite

1.11. Recusar um convite

1.12. Telefonar

1.13 Propor atividades

1.14. Pedir um favor

1.15 Oferecer-se para receber algo

1.16 Formas de tratamento

2. Informação

2.1. Identificar pessoas lugares e objetos

2.2. Confirmar suposições acerca da identidade das pessoas, coisas, posse de objetos, finalidade.

2.3. Descrever pessoas, lugares, objetos, atividades e estados.

2.4. Inquirir sobre a identificação de pessoas e localização. Responder.

2.5. Inquirir sobre a descrição de pessoas, lugares, objetos, atividades e estados. Responder.

2.6. Corrigir a informação sobre a identificação e descrição de pessoas, lugares, objetos, atividades e estados.

2.7. Narrar acontecimentos

2.8. Relacionar dois momentos ou ações ordenando-as no tempo.

2.9 Indicar a duração ou frequência com que se realiza uma atividade.

3. Exprimir obrigação, mandato e autorização

3.1. Exprimir obrigação pessoal para fazer algo

3.2. Exprimir ausência de obrigação

3.3. Perguntar sobre obrigação pessoal

3.4. Exprimir obrigação impessoal

3.5. Solicitar autorização

3.6. Conceder autorização

3.7. Indeferir, proibir.

3.8. Exprimir condição

3.9. Exprimir necessidade pessoal.

3.10. Inquirir sobre a necessidade

3.11. Transmitir uma ordem a terceiros.

4. Exprimir sentimentos, gostos, desejos, intenções, opiniões e conselhos

4.1. Felicitar

4.2. Exprimir sentimentos: alegria, tristeza, surpresa, dor

4.3. Expressar probabilidade

4.4. Expressar agrado e desagrado

4.5.Falar sobre gostos

4.6. Expressar desejo e preferência

4.7. Falar sobre intenções

4.8. Exprimir decisão e indecisão

4.9. Expressar probabilidade e impossibilidade

4.10. Formular hipóteses prováveis ou possíveis

4.11. Dar4 e pedir opinião

4.12. Expressar desacordo

4.13. Queixar-se

5. Controlar a comunicação

5.1. Manifestar não-compreensão do discurso

5.2. Solicitar alteração do ritmo ou do registo do discurso

5.3. Inquirir sobre a pronúncia, ortografia ou significado de uma palavra.

5.4. Solicitar que se escreva algo

5.5. Pedir para repetir algo

5.6. Verificar compreensão de mensagem

5.7. Evidenciar acompanhamento do discurso de alguém.

5.8. Auto corrigir-se

5.9. Parafrasear

5.10. Repetir o seu próprio discurso

5.11. Comprovar ou indicar compreensão de mensagem mediante resumo do significado ou da intenção expressa pelo falante.

5.12. Solicitar informação sobre uma palavra ou expressão esquecida.

6. Organizar o discurso

6.1. Dirigir-se a alguém

6.2. Iniciar o discurso

6.3. Realizar elementos e partes do discurso

6.4. Finalizar

6.5. Introduzir um tema ou opinião

6.6. Aduzir exemplos

6.7. Destacar determinados aspetos do discurso

6.8. Redigir cartas com a estrutura habitual

6.9. Reconhecer e utilizar marcadores de discurso para indicar relções de reforço, de sequência lógica e de contraste

6.10. Responder à intervenção de alguém mediante réplica

6.11. Continuar a intervenção de alguém mediante exemplos, argumentos e reformulações

6.12. Mudar de tema.

Conteúdos Gramaticais

1. Nome

1.1. Regras de mudança de género e de número

1.2. A concordância

1.3. Femininos e plurais irregulares relativos ao léxico introduzido

2. Adjetivo

2.1. Regras gerais de mudança de género e número

2.2. A concordância

2.3. Femininos e plurais irregulares relativos ao léxico introduzido

2.4. Gradação do adjetivo:

♦ Comparativos regulares.

♦ Comparativos sintéticos (mejor, peor, mayor)

♦ Superlativoss absolutos (muy + adjectivo – isimo/a/os/as)

2.5. Apócope de adjetivos de acordo

♦ a sua posição: <<buen|bueno, gran\grande>>

2.6. Substantivação com <<el, la, los, las>>

3. Artigo

3.1. Morfologia e concordância com o nome

3.2 Artigos contraídos

3.3. Casos mais frequentes de presença/ausência do artigo:

Ausência:

♦ Antopónimos e topónimos

♦ Tratamentos

♦ meses do ano

Presença:

♦ Horas

♦ Partes do corpo

Alternância:

♦ Es lunes / Los lunes

♦ Señor suárez / El señor suárez

3.4. Alargamento de casos de presença/ausência do artigo (<<som\as, seis \ ua a clases de seia a siete>> <<sabe matematicas \ las matematicas son faciles>>)

3.5. Função deictica do artigo (<<el de la camisa blanca>>)

3.6. Substantivação com <<el/la/los/las>>

4. Indefinidos

4.1. Usos e sintaxe do indefinido <<un /una, unos/unas>>

4.2. Usos de sintaxe de :

♦ <<algún /o / os a / as >

♦ <<ningun / o / a >>

4.3. Usos e sintaxe de:

♦ <<Alguien /nadie>>

♦ <<aAlgo/nada>>

♦ <<Mucho, poco, bastante, demasiado, todo>>

5. Possessivos

5.1. Usos e formas dos adjectivos possessivos

5.2. Usos e formas de pronomes possessivos

5.3. Outras formas de indicar posse:

♦ <<El + N + determinante>>, << e/de>>

♦ Construção: <<Indefinido + nome + Possessivo>> ( una hermana mia)

5.4. Substantivação: << El mio, la mia, los mios, las mias>>

6. Demonstrações

6.1. Usos, formas e sintaxe

6.2. As formas neutras em frases com partículas interrogativas

7. Numerais

7.1. Tipos de concordância e apócope dos cordiais e ordinais

7.2. Irregularidades: <<quinientos stecientos, cien, ciento, millones de …”>>

7.3. Pesos e medidas

8. Interrogativos

8.1. Formas, usos e sintaxe dos interrogativos: <<qué, quién, cuando, cúanto, cómo, dónde, cual>>

8.2. Usos preposicionais mais comuns: <<por dónde, de ónde. Por qué…>>

8.3. Interrogativos com outras preposições exigidas pelos verbos

9. Pronomes Pessoais

9.1. Sujeito:

♦ Formas

♦ Casos presença/ausência

♦ Colocação

♦ Formas de tratamento << tú / usted>>

9.2. Pronomes átonos regidos por complemento direto:

♦ Formas

♦ Colocação com verbos em forma pessoal e com imperativo negativo

♦ Colocação com imperativo afirmativo e verbos em forma não pessoal

♦ Colocação com perífrase

9.3. Pronomes átonos regidos por complemento indireto:

♦ Formas

♦ Colocação com verbos em forma pessoal e com imperativo negativo

♦ Colocação com imperativo afirmativo

♦ Colocação com perífrase

9.4. Formas túnicas dos pronomes pessoais

9.5. Redundâncias <<a mí me>>

9.6. Pronomes reflexos e recíprocos.

10. Relativos

10.1. O pronome relativo <<que>>

10.2. Construções <<el que, la que, ..>>

11. Verbo

11.1. Presente do indicativo:

♦ Verbos regulares

♦ Verbos irregulares mais comuns:

♦ Irregularidade vocálica: e>i; e>ie; o>ue; u>ue;

♦ Irregularidade consonântica: c>g; c>z; n>ng; l>lg;

♦ Outras irregularidades : << ser, estar, ir, oir, decir, saber, traer, tener, haber>>;

11.2. <<Pretérito indefinido>> dos verbos mais frequentees, em contraste com o <<pretérito perfecto do indicativo>>, acompanhados dos respetivos marcadores temporais

11.3. <<Pretérito indefinido>> dos verbos regularexs e irregulares mais frequentes

11.4. <<Pretérito Perfecto do indicativo>> dos verbos regulares e dos irregulares mais frquentes.

11.5. <<Preterito Imperfecto do Indicativo>> dos verbos regulares e dos irregulares mais frequentes

11.6. <<Condiconal Simples>> dos verbos regulares e dos irregulares mais frequentes

11.7. <<Presente de Subjuntivo>> dos verbos regulares e dos irregulares mais frequentes.

11.8. <<Preterito imperfecto do subjuntivo>> dos verbo regulares e dos irregulares mais frequentes

11.9. <<Pretérito pluscuampefecto do indicativo>>

11.10. Gerúndios regulares

11.11 Gerúndios irregulares

11.12. Particípios regulares

11.13. Particípios irregulares

11.14. Imperativo Afirmativo

11.15. Imperativo negativo

11.16 Perífrase:

♦ De infinito: incoativas <<ira>>

♦ Gerúndio: <<Estar + gerundio>>, <<Ilevar + gerúndio>>

11.18. Usos dos verbos ser e estar

11.19. Contraste <<hacer>> / <<estar>>

11.20. Contraste <<haber>> / <<tener>>

11.21. Sintaxe dos verbos:<<gustar>>, <<preocupar>> e <<molestar>>

12. Oração simples

12.1. Concordâncias Básicas:

♦ Sujeito + Verbo

♦ Sujeito + atributo

♦ Determinante + nome + adjetivo

12.2. Declarativas afirmativas e negativas

12.3. Interrogativas parciais e totais

12.4. Interrogativas diretas

12.5. Interrogativas indiretas

12.6. Exclamativas, uso das interjeições mais frequentes

12.7. Imperativas afirmativas

12.8. Imperativas negativas

12.9. Ordenação canónicaa versus não-canónica nas diversas modalidades

13. Oração Composta: Coordenadas

13.1.Copulativas com <<y>>

13.2. Copulativas com <<ni…ni…y tampoco>>

13.3. Adversativas com <<pero>>

13.4. Disjuntivas com <<o.. o>>

13.5. Explicativas

14. Oração Composta Subordinadas

14.1. Subordinadas substantivas

♦ <<quiero>> + infinito

♦ <<quiero que>>+conjuntivo

♦ <<creo que>> + indicativo

♦ <<no creo que>>+ conjuntivo

♦ Outros verbos que expressem juízos de valor, possibilidade ou sentimento + conjuntivo

♦ Discurso indireto com verbos <<decir que>> e <<perguntar si>> no <<pretérito perfecto>> e no <<pretérito indefinido>>

♦ Discurso indireto transmitindo ordens e pedidos (que + presente do conjuntivo)

14.2. Subordinadas adjectivas ou de relativo no indicativo

14.3. Subirdinadas adverbiais no indicativo (causais, condicionais, temporais, finais, modais, consecutivas e concessivas).

15. Marcadores Temporais

15.1. Marcadores de hábito e frequência

15.2. Indicadores mais comuns de tempo passado, presente e futuro

15.3. Expressão de hora, data e estações do ano.

15.4. Indicadores de anterioridade e de posteridade em relação ao presente

15.5. Indicadores de relação de diferentes momentos do passado

15.6. Indicadores de duração

16. Marcadores espaciais

16.1. Indicadores de localização espacial: <<aqi>>, <<alli>>, <<cerca>>, <<encima>>, <<al norte>>

16.2. Indicadores de proximidade, afastamento e e distância

16.3. Indicadores de delimitação espacial: <<desde…hastas>>; <<de..a>>

17. Advérbios

17.1. Uso dos advérbios simples de quantidade, modo, afirmação e negação mais frequentes

17.2. Contraste <<muy/mucho>>, <<también/tampoco>>

18. Conectores

18.1. usos gerais das preposições e conjunções mais frequentes

18.2. Alargamento progressivo de acordo com a expressão das funções comunicativas de cada ano.

18.3. Casos de regência de prepoisção mais frequentes.

19. Fonética

19.1. Correspondência entre fonemas e letras em espanhol

19.2. Reconhecimento e produção de :

♦ Fonemas vocálicos

♦ Fonemas semivocálicos

♦ Fonemas consonânticos

19.3. Fonemas vocálicos e consonânticos isolados e em agrupamentos silábicos subjetiveis de levantar problemas no falante de português:

♦ Vogais em posição átona

♦ Consoantes <<c, z, ch, j, g, b, u, r, b>>

19.4. Identificação da sílaba tónica de cada palavras19.5. Palavras tónicas e átonas dentro da frase

19.6. Formas fortes e debeis das palavras auxiliares

19.7. Reconhecimento e produção dos grupos tonais e das pausas

19.8. Entoação e sintaxe: identificação e produção dos padrões de entoação básicos (enunciativo, interrogativo, exclamativo)

20. Ortografia

20.1. Regras ortográficas elementares

20.2. Regras de acentuação

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